Thursday, September 04, 2008


Existem pelo menos dois tipos de relação entre lazer e trabalho que resultam em dois modos de ser – há os que têm uma vida contrastada e os que têm uma vida criativa. O último modo define-se pela abolição da distinção do trabalho e do lazer como se entende comummente. A vida contrastada é mais comum e bem aceite socialmente, por parecer mais produtiva. Mas há muitos mal entendidos, por exemplo: as duas são regradas embora a vida criativa pareça avançar para o caos. É possível fazer escolhas, mas a inclinação natural é que determina e começa cedo a mostrar sinais de existência.
A criativa: não há trabalho, não há lazer, porque os dois momentos estão sempre em complementaridade e em equilíbrio. A contrastada: há trabalho e há lazer, separados rigidamente. Quando se trabalha “não se brinca” e quando se está de férias não se pensa. É contrastada porque ou é isto ou aquilo!

Agora, sim, desde a última vez, após a descoberta, posso dizer claramente que algumas expressões foram fortes e não era minha intenção aborrecer ninguém com o conto da cigarra e a formiga.

1 comment:

Nós não podemos fazer mais said...

... cheguei das férias... feria, dia de festa, no latim... há que ter coragem e pronunciar segunda-feira, terça-feira...