Sunday, December 20, 2009


1. Nas escolas, na colecção barbado
Numa corrida a Lisboa apanhei um serviço prestado à educação verdadeiramente miserável – numa exposição sobre género a menina da visita guiada disse não ter importância nenhuma esse assunto ser para ali chamado e depois os meninos das escolas ficaram confusos;
E depois é isto a Bronte frequenta estudos e fica sempre furiosa com a  falta de exemplos das grandes figuras femininas; ela faz birra, bem sei. Mas aqui faz-se luta: o Mário comprou um livro da Zadi e S mith e confirma a integração nas aulas destas vozes futuras da Joana d’Arc – há missões por cumprir e Franças por salvar.
2. No Amanhã ainda se falava da educação aliada à religião e na separação de temas e conceitos para os calções e os saiotes. Agora a subtileza é assustadora e por isso requer maior atenção.
Li este livro do Mário no Passos de passagem; ele ofereceu-me um bom livro de prenda de Natal; eu dei-lhe um abraço (e muitos virão); e ele emprestou-me outro livro para ler; depois eu dei-lhe o livro pedagógico do Itten de prenda porque já o tinha prometido; e antes tinha-lhe dado um catálogo ao qual ele não ligou muito.
Amanhã é o solstício de Inverno e vou até à Lousã – são muitas horas de escuridão, mas pior era não ter comprado os iluminados. Haverá rituais, tenho a certeza que vou fazer por isso. Vamos todas mal equipadas.
Tenho a sensação de que não escrevia há muitos anos – preocupo-me muito em pôr gelatina na taça das gatas.


No comments: