Wednesday, October 08, 2008

THE END IS AT HAND

Era uma vez uma extraordinária excursão de Ss que seguia até um terra habitada por As. Os Ss eram educados, bem informados, tecnologicamente mais avançados, higienizados, atléticos e com espírito curioso. Os As viviam no mesmo sítio há milénios e estavam imobilizados por serem e possuírem menos de metade das características dos Ss (tinham outras). Quando os Ss chegaram tomaram conta de uma parte considerável da terra e construíram uma enorme tenda com um esquema muito eficaz de auto-suficiência – estavam asseguradas as necessidades básicas de sobrevivência, tais como os mais fúteis desejos e caprichos, sem que para isso fosse necessário o envolvimento com o exterior. Certo dia, a filha de um dos grandes Ss acorda sobressaltada com medo: “ há barulhos lá fora, esses animais, esses humanos, essas árvores, tudo range e faz barulho...e eu não entendo!”. No dia seguinte esse grande Ss convoca uma reunião de emergência: “antes que se instale o medo, temos que fazer alguma coisa, alguns dos presentes tem alguma ideia?”. A mesma criança, apavorada, que não sendo a única, era que conseguia expor o medo e, por isso, tentava encontrar a solução! “Chamem o Sss, que é filho de um A e de um S e que veio connosco e perguntem-lhe o que fazer”. Chamaram o Sss. Este disse amanhã vou lá fora e vejo o que posso fazer embora eu não me sinto mais A que S...”

Sss sai e espera não ser reconhecido, no entanto, depara-se com o olhar atento de um A, que por acaso é um Aaa que nasceu na terra. Igualmente, nem A, nem S tal como Sss. Sss diz: “podes-me me dizer como te sentes no teu papel? E o que fazes?”

Aaa, não defende a terra, não defende os As, defende-se a si mesmo.
Mas apaziguar o medo não é com ele.

E diz: “Estender tendas de campanha de ensino e evangelização, oferecer bolos e esferográficas, cobrir-nos com tecidos não resolve...”; “Levares-nos à tua tenda para beber chá, sabermos que tens brilho, luxo e excedentes, também não!”
“Em ambas reconheceríamos que és bom e talvez superior. Para nada isso nos serve”

Aaa também não reconhece hierarquias embora seja um curioso.

O mistérios do apaziguamento têm solução.
Nem que seja com um encolher de ombros.

No comments: