Era uma vez uma extraordinária excursão de Ss que seguia até um terra habitada por As. Os Ss eram educados, bem informados, tecnologicamente mais avançados, higienizados, atléticos e com espírito curioso. Os As viviam no mesmo sítio há milénios e estavam imobilizados por serem e possuírem menos de metade das características dos Ss (tinham outras). Quando os Ss chegaram tomaram conta de uma parte considerável da terra e construíram uma enorme tenda com um esquema muito eficaz de auto-suficiência – estavam asseguradas as necessidades básicas de sobrevivência, tais como os mais fúteis desejos e caprichos, sem que para isso fosse necessário o envolvimento com o exterior. Certo dia, a filha de um dos grandes Ss acorda sobressaltada com medo: “ há barulhos lá fora, esses animais, esses humanos, essas árvores, tudo range e faz barulho...e eu não entendo!”. No dia seguinte esse grande Ss convoca uma reunião de emergência: “antes que se instale o medo, temos que fazer alguma coisa, alguns dos presentes tem alguma ideia?”. A mesma criança, apavorada, que não sendo a única, era que conseguia expor o medo e, por isso, tentava encontrar a solução! “Chamem o Sss, que é filho de um A e de um S e que veio connosco e perguntem-lhe o que fazer”. Chamaram o Sss. Este disse amanhã vou lá fora e vejo o que posso fazer embora eu não me sinto mais A que S...”
Sss sai e espera não ser reconhecido, no entanto, depara-se com o olhar atento de um A, que por acaso é um Aaa que nasceu na terra. Igualmente, nem A, nem S tal como Sss. Sss diz: “podes-me me dizer como te sentes no teu papel? E o que fazes?”
Aaa, não defende a terra, não defende os As, defende-se a si mesmo.
Mas apaziguar o medo não é com ele.
E diz: “Estender tendas de campanha de ensino e evangelização, oferecer bolos e esferográficas, cobrir-nos com tecidos não resolve...”; “Levares-nos à tua tenda para beber chá, sabermos que tens brilho, luxo e excedentes, também não!”
“Em ambas reconheceríamos que és bom e talvez superior. Para nada isso nos serve”
Aaa também não reconhece hierarquias embora seja um curioso.
O mistérios do apaziguamento têm solução.
Nem que seja com um encolher de ombros.
Wednesday, October 08, 2008
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment